Como descobrir vazamento piscina?

Você percebeu que o nível da água de sua piscina está diminuindo a cada dia? Qual será a causa? A piscina está com vazamento? Qual é a taxa de evaporação da água em piscinas?

Evidentemente, a taxa de evaporação da água varia de piscina para piscina, conforme sua localização geográfica e os diversos fatores que influenciam a mudança de estado físico desse líquido, entre os quais podem ser citados:

• Temperatura da água;

• Agitação da água;

• Temperatura do ar;

• Características físico-químicas da água e pressão de vapor saturado;

• Pressão barométrica;

• Umidade relativa do ar;

• Velocidade do vento.

Fatores para vazamento

Portanto, temos evaporação maior em águas de piscinas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, onde o clima se caracteriza por temperaturas elevadas e baixa umidade.

Avaliando os fatores acima é possível determinar, através de equações matemáticas, porém nenhuma equação será tão precisa quanto o teste prático e simples que descrevemos abaixo:

Testes práticos para verificar o vazamento

1. Em um recipiente plástico coloque cerca de 10 a 20 litros uma quantidade de água da própria piscina, de preferência logo no início do dia;

2. Coloque o mesmo recipiente num degrau da piscina, ou preso à escada, submergindo-o até que o nível de água dentro dele fique na mesma altura do nível de água da piscina; use calços adequados para mantê-lo na posição; no caso de um saco plástico, podem-se utilizar flutuadores para mantê-lo à superfície da água. O objetivo disto é submeter as duas massas de água – a da piscina e a do recipiente – às mesmas condições de temperatura, insolação e exposição.

3. No final da tarde, verifique se há diferença entre o nível da água do recipiente e o da piscina.

o que fazer com os resultados?

Se os níveis forem iguais, significa que a perda de água se deve à evaporação somente e que não há perda de água por outras vias. Porém, se o nível da água da piscina for mais baixo do que no recipiente, pode-se concluir que a piscina está perdendo água por outros meios, isto é, vazamentos. Esses vazamentos deverão ser investigados e estancados. Água, especialmente quando bem tratada, é um bem valioso e nunca deve ser perdida.

Dicas de Lucimara M. Ito, química no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Genco desde 1997.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?