Cabelo verde de piscina: por que acontece e como evitar?

Todas as pessoas que tem os cabelos loiros já passaram por isso. Depois de uma bela tarde curtindo a piscina, os cabelos loiros ficam esverdeados.
Daí vem as dicas: ”Passa limão para sair o verde!”; “Agora só cortando curto!”.

Por que o cabelo fica verde após a piscina?
Os cabelos tendem a ficar verde quando o cobre entra em contato com a queratina dos fios de cabelo. Este elemento está presente em alguns produtos, em especial o sulfato de cobre. O problema acontece em todos os tipos de cabelo, mas fica bem mais visível nos loiros, até no cabelo loiro natural.

Outro fator importante é a saúde dos fios: quanto mais porosos estiverem, mais fácil fica a entrada no produto na estrutura do fio, ou seja, aqui também entram os cabelos quimicamente tratados. Isso acontece porque as químicas utilizadas no clareamento de cabelos desalinham as escamas e deixam os fios mais porosos.

\"\"

O que é Sulfato de cobre?
É um produto utilizado para eliminar as algas em piscinas. Só é adicionado à água quando a presença de algas é massiva e já há acúmulo de colônias de algas visível.

Como tirar o verde do cabelo?

Para prevenir:
Mantenha seu cabelo sempre hidratado;

  • use selantes de cutícula capilar, para evitar a permeabilidade;
  • tome uma ducha antes de mergulhar, para que seu cabelo absorva a água da ducha antes da água da piscina;
  • evite entrar na piscina pelo menos uma semana após a utilização de químicas para descolorir e tingir os fios;
  • tome uma ducha após sair da piscina e lave os cabelos com xampu antirresíduos;

Em caso de emergência (remediar)
Se o seu cabelo já ficou verde após a entrada na piscina, não precisacortar curto! Esta não é a única saída para eliminar o esverdeado dos fios. O ideal é procurar um salão de cabeleireiro e fazer uma matização. Ela vai equilibrar os tons do cabelo e ajudar a selar as cutículas dos fios.

Dicas simples (para fazer em casa):

-Sempre comece com o uso de xampu antirresíduos. Use-o 3 vezes, para retirar qualquer resquício de cobre que ainda haja nos fios;

Depois disso escolha uma das receitas:
•Faça um banho de leite por alguns minutos e enxague depois, ou
•Use de vinagre de maçã misturado à água

O ácido do limão funciona como o vinagre de maçã e ajuda a acidificar o cabelo e a fechar suas cutículas. A acidificação é uma das fases presentes em vários tipos de tratamentos capilares. Adicione o suco de dois limões a um creme de tratamento e aplique nos cabelos.

Tome muito cuidado para não se expor ao sol se houver respingos de limão em você. Você pode tirar as manchas do cabelo e acabar manchando sua pele!

Você tem alguma dica?
Conte-nos nos comentários…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?